Adeus Grande Mestre!

fernandoalvim_770x433_acf_cropped-770x433

Hoje acordei com uma triste notícia. Finalmente atrevo-me a escrever umas palavras.

O mestre Fernando Alvim deixou-nos. Nunca me esquecerei da sua generosidade. Quando regressei a Portugal foi dos primeiros músicos que conheci. Um dia visitei-o e ficámos a tarde toda a tocar na sua casa. Repetimos a experiência várias vezes – sempre que ia a Lisboa telefonava-lhe para tentar marcar um encontro. Algumas destas sessões foram gravadas pelo seu gravador de cassetes. Ficará para sempre na minha memória a sua honestidade e profunda paixão pela música. Destaco dois momentos:

– Depois da primeira sessão, na qual aprendi alguns dos seus temas, o mestre telefonou-me para me dizer que tinha estado a ouvir a gravação com a esposa e que tinham gostado muito.

– Fiz um concerto numa livraria para os lados do Rato, em Lisboa (que julgo já não existir) com um trio Experiences of Today. Foi num dia chuvoso, frio e desagradável. Convidei toda a gente que conhecia e que vivia na capital naquela altura e claro convidei também o Mestre Alvim. Para minha surpresa, apesar do mau tempo, do local desconhecido, o Mestre apareceu.

alvim-cff9

A sua motivação, a sua crença na minha voz artística foi determinante. A sua música e a sua postura profissional e ética são uma influência e um exemplo para mim. Aprendi imenso ao conviver de perto com este extraordinário homem. Para mim, pessoalmente, foi um autêntico Mestre!

Muito Obrigado por tudo Mestre Fernando Alvim,

José Valente

Deixe uma Resposta

